terça-feira, 1 de novembro de 2011

NOTA SOBRE A OCUPAÇÃO DA REITORIA DA USP 01/11/2011

Na noite da última terça-feira, dia 01/11, a assembleia geral dos estudantes da USP deliberou por ampla maioria ocupar o prédio da  reitoria da universidade. Esta ocupação é uma continuidade da ocupação da administração da FFLCH, que será desocupada conforme deliberado no início da assembleia.

Entendemos que nossa luta está ligada com algo que ocorre em toda a universidade. Por isso, exigimos que o reitor João Grandino Rodas se pronuncie e atenda às nossas reivindicações.

Continuaremos a luta contra a repressão e mantemos, portanto, os eixos centrais do movimento:

- Revogação do convênio PM-USP! Fora PM!
- Revogação de todos os processos contra estudantes, professores e funcionários!

Esclarecimento: Durante a votação da segunda proposta da assembleia, a presidência da mesa declarou que o fórum estava encerrado sem consultar o plenário e abandonou a mesa mesmo com o pedido de continuidade por parte dos estudantes. Porém, a assembleia não se dissolveu. Centenas de estudantes continuaram a assembleia e elegeram uma nova presidência da mesa que encaminhou as demais propostas que haviam sido feitas, como a ocupação da reitoria. 

13 comentários:

  1. Bem democrático ir contra uma votação que representava os estudantes e se punha contra uma atitude que nunca foi capaz de criar pontes entre os alunos da USP e a sociedade.

    Para o governador os estudantes da USP não são nada, em termos eleitorais. Para a sociedade, é uma elite que quer manter seus privilégios, porque, por falta de senso, infelizmente os alunos escolheram uma má hora. (parecem que não viram o que aconteceu ano passado por conta da possibilidade de se discutir o aborto, e acham que a sociedade vai absorver a discussão da maconha).

    Infelizmente ou não, idéias não são material inefável, invisível, leve, feito de energia ou alguma força. Idéias se alojam numa estrutura cerebral físico-química, se fosse fácil mudar de idéia, as pessoas deixariam de fumar, beber, ou facilmente seriam convencidas em qualquer debate ou discussão.

    Portanto, se desejávamos mudar o que o resto da sociedade pensa deveríamos entender melhor ela. Dialogar. Não acreditá-la burra ou tola.

    Para o cara que está no trânsito, infelizmente, um protesto é só algo que faz ele chegar 1 hora mais tarde em casa depois de um dia atribulado.

    Os estudantes da USP jamais foram capazes até hoje de reconhecer que a maioria dos seus atos em vez de trazer a sociedade para o seu lado e divulgar a importância das reinvidicações estudantis, ignora e prefere se ater à práticas antigas.
    9 minutes ago · Like
    Luis Felipe Nossa moeda de troca não deveria ser um prédio ocupado. Prédio ocupado com 15 pessoas. Sim, uma grande coisa.

    É engraçado ver como os que queriam a ocupação só sabiam agir de um jeito na assembléia: Vaiar e gritar. E pular. E tumultuar.

    Jogar bolinha de papel nos membros da mesa tentando organizar a assembléia.

    Para esse grupo de pessoas não importa o que decidido em instâncias democráticas, apenas suas próprias opiniões, quer elas reflitam as vontades legítimas da maioria dos estudantes ou não.

    Se tornaram perdedores no instante em que decidiram ignorar o diálogo para fazer o que bem entendem.
    Seja pixar o prédio da FEA ou ir ocupar a reitoria.

    Cada vez que fazem isso batem no muro da resistência da sociedade. Que continua sem nos entender. E quando enxergam esse tipo de prática, se torna mais avessa ainda.

    ResponderExcluir
  2. Ampla maioria? Já eram passadas das 23:30 e não existia mais a possibilidade de sobrevivência de qualquer assembléia democrática e representativa dos estudantes, ainda mais da "ampla maioria"! As pessoas que precisam do transporte público para irem para suas casas não merecem ter representação? É muito mais do que justo e justificável que qualquer estudante questione, à partir do belíssimo exemplo dessa última assembléia, a legitimidade da atual ocupação da reitoria...

    ResponderExcluir
  3. Apoiei a primeira ação, que deliberou pela ocupação da adm. da FFLCH. Não apoio a segunda ação, sobre a ocupação da reitoria da USP. Gente, precisamos aprender a perder no voto, esse é um dos princípios básicos de uma sociedade democrática, tanto quanto uma polícia que não use de força autoritária e excessiva. Tratemos de trazer a sociedade para o nosso lado (o do debate, da reflexão, do diálogo) e faça-mo-lá compreender do que se trata tudo o que aconteceu no último de 27 de outubro, quando eu mesmo fui intimidado por um P2 e engoli gás lacrimogênio das bombas que estouraram do meu lado. ABAIXO O AUTORITARISMO, VIVA A DEMOCRACIA, A LIBERDADE DE EXPRESSÂO E MANIFESTAÇÂO POLÌTICA E CULTURAL.
    Força a todos!
    por: stardusmat

    ResponderExcluir
  4. Caros,

    qual foi a votação em números?

    Se foi por "ampla maioria", quantos estudantes havia nesta segunda votação?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Não importa, essa segunda assembléia é totalmente inválida. Isto foi um golpe sujo.
    Mentirosos! Caras de pau!
    Ao invés de repudiar o comportamento da mídia, resolvem fazer o mesmo.
    Essa manipulação de dados ridículo, nem mencionam que foi decidido desocupar a ADM da FFLCH por ampla maioria de mais de 500 pessoas.
    E o pior, repudiam a polícia e agem quase do mesmo jeito, com AUTORITARISMO ANTI-DEMOCRÁTICO E VIOLENTO!
    Parabéns, conseguiram foder mais ainda o movimento anti-PM na USP.
    Bando de crianças, preferem bater o pé e não conseguir nada, do que centrar em algo efetivo.
    Aprendam a perder!
    Que vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a democracia não tem hora para acabar e não podemos pautar nossas discussões pelo tempo do circular. Outra coisa, hoje é feriado, qual o problema de deixarmos os nossos compromissos do dia-a-dia, pelo menos uma vez, para participar de uma assembléia que estava discutindo se o movimento ia continuar com caráter político ou não? Felizmente continuou. E estou muito satisfeita com o que aconteceu. Fiquei até o fim, mesmo que isso tenha me custado perder o ônibus.

    ResponderExcluir
  7. Que democracia muda as regras do jogo depois de ele ter começado?
    Que democracia espera uma parte dos participantes ir embora para começar a votar nos projetos importantes?
    Que democracia permite que manifestantes ofendam os opositores, os intimidem com praticas violentas?
    Você deve achar que o estudante é otario, né? O movimento que ocorreu tem todos os elementos de um golpe digno das ditaduras africanas e você ainda quer se justificar com "a democracia não tem hora para acabar e não podemos pautar nossas discussões pelo tempo do circular.".

    ResponderExcluir
  8. O fato de que a desocupação da administração da FFLCH tenha sido votada não significa que a ocupaçao da reitoria não fosser ser aprovada, visto que várias pessoas se manifestaram a favor da saída da FFLCH E a ocupação da reitoria.
    A decisão de terminar a assembléia naquele momento foi arbitrária, não era o tipo de discussão que é facilmente adiado, principalmente na véspera de feriado!
    Não esqueçamos tbm que foram utiizadas manobras para alongar ainda mais a assembléia, como a contagem, mesmo após contraste na segunda votação, dos votos de mais de mil pessoas, o que demorou um absurdo!! Quando de fato foi necessária uma contagem, na votação entre votar o calendário e entre votar se (atencão! esse 'se' tambem foi embora rapidinho como se tivesse consenso) ocuparia ou não a reitoria, o DCE encerrou de modo arbitrário a assembléia!!
    Sou a favor da ocupação da reitoria mas não concordo os rumos que a assembleia de ontem tomou, acho que a confusão e cisão enfraquece o movimento, a assembleia poderia ter continuado com mais calma e feito decisões menos afobadas.
    Esse é o momento da gente não perder nossa unidade frente à USP e continuar gritando FORA PM.

    ResponderExcluir
  9. JÁ PERDEU A UNIDADE, com a postura anti-democrática, violenta e autoritária dessa esquerda extremista ridícula

    ResponderExcluir
  10. Já não acredito na "democracia" que esse movimento promove.
    Então por que iria confiar na capacidade de contar desses caras?

    ResponderExcluir
  11. Vocês envergonham o movimento estudantil, ferem a democracia que o compõe.
    Dizem-se representando a comunidade uspiana, mas não são capazes de acatar a vontade da maioria, tumultuam a assembléia, desrespeitam tanto a mesa quanto os presentes. Se vocês querem mesmo defender os estudantes contra a manipulação, a opressão e a falta de democracia que vem tanto da reitoria quanto da mídia, parem de agir como eles.
    A ultraesquerda fede tanto quanto a ultradireita.
    Querem ocupar a reitoria, ocupem. Mas retirem o nome da assembléia e da comunidade uspiana disso tudo.

    ResponderExcluir
  12. Grande parte dos que são a favor da ocupação não se dizem pertencer de partido algum.. Pense no que isso quer dizer!

    ResponderExcluir
  13. http://coletivodar.org/2011/11/charge-do-latuff-so-tem-maconheiro-na-usp-bala-neles/

    ResponderExcluir